A utilização de adubo na agricultura pode ser considerada uma prática indispensável para garantir a sustentabilidade nos agroecossistemas, porque ela permite compensar as perdas de nutrientes do solo, ajuda a melhorar a estrutura do solo e a promover uma maior produtividade e qualidade das culturas.
A adubação é a prática agrícola de repor os nutrientes do solo, e é fundamental para garantir a qualidade das plantas. Através dos fertilizantes ou adubos, as culturas são nutridas com as substâncias essenciais para terem um crescimento satisfatório, o que impacta diretamente na sua produção e nos seus lucros.
PODEMOS DESTACAR ALGUNS BENEFÍCIOS DA ADUBAÇÃO EQUILIBRADA Dá força e rigidez aos caules dos cereais; facilita a floração; aumenta a frutificação; apressa a maturação; intensifica a resistência das plantas às moléstias; contribui para o desenvolvimento do sistema radicular e para a saúde geral da planta.
Fertilizantes NPK: os adubos químicos que possuem em sua fórmula o composto NPK estão entre os mais utilizados tanto no Brasil quanto no mundo. A sigla NPK representa três macronutrientes fundamentais para o desenvolvimento das plantas e vegetais: nitrogênio, fósforo e potássio, respectivamente.
Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.
Uma adubação equilibrada favorece a resistência das plantas que, quando estão com um bom balanço nutricional, ficam menos vulneráveis a ataques de pragas e doenças”
Fonte : Departamento Técnico JF Fertilizantes